A abertura de conta bancária em Portugal por brasileiro
- Consultoria BP
- 15 de nov. de 2019
- 3 min de leitura
Por Silvia Macedo
Há mais de vinte instituições bancárias entre públicas e privadas. Apesar de cada banco ter suas próprias regras e exigências, alguns documentos são pré-requisitos básicos, independente da instituição escolhida.

Foto: Pixabay
Para o brasileiro que mora em Portugal e já adquiriu a autorização de residência é exigido o Bilhete de Identidade (BI). No caso de já ter adquirido a cidadania portuguesa é exigido o cartão do cidadão. Mas a dúvida recorrente é do brasileiro que sai do Brasil e vem morar em Portugal e ainda não tem autorização de residência. Quais os primeiros passos a seguir?
Para o brasileiro recém-chegado em Portugal os documentos solicitados são os seguintes:
Passaporte válido. Não há muita dúvida sobre o passaporte, o importante é que ele esteja dentro do prazo de validade e não esteja rasurado.
Comprovante de endereço em Portugal. São reconhecidos como documentos comprobatórios: conta de luz, conta de água ou contrato de locação. Tais documentos deverão estar devidamente no seu nome.
Não há necessidade de você apresentar os três documentos, apenas um dos três. De qualquer forma, para se obter a conta de luz ou de água no próprio nome, as empresas distribuidoras de água ou luz exigirão o contrato de locação no seu nome.
NIF – Número de Identificação Fiscal. Esse número é adquirido no órgão público português chamado Finanças. Nesse artigo explicamos qual o procedimento para adquiri-lo.
Comprovante de Renda. Para a abertura de uma conta simples a maioria dos bancos não pedem comprovante de renda, mas no caso se conta com cheque especial ou pedido de cartão de crédito o comprovante de renda auferida em Portugal é exigida. Sobre os comprovantes de renda válidos em Portugal falamos neste artigo.

Foto: Pixabay
Quando ao cartão de crédito alguns bancos exigem um período de movimentação bancária para análise do perfil da conta para depois autorizar o pedido de cartão de crédito, de modo que a concessão do cartão de crédito, assim como o limite, dependerá da análise da sua movimentação bancária e dos seus comprovantes de rendimento.
Não há cobrança de taxa para a abertura de conta bancária, mas é necessário fazer um depósito inicial que varia entre 100 a 150 euros, dependerá da instituição bancária que você escolher. Porém, também há bancos que não cobram taxa de manutenção para conta corrente básica.
Quanto à taxa de manutenção da conta, varia de banco para banco, convém certificar-se com o gerente. No entanto, para uma conta básica, a taxa é, em média, de oito euros/mês.
Contudo, além dos documentos de identificação, as instituições bancárias poderão solicitar outros comprovantes que considerem imprescindíveis para atender determinado tipo de conta de depósito que varia de acordo com a finalidade do interessado, mas regras geral não há complicações para abertura de conta corrente básica.
Ao realizar a abertura da conta você já obterá os dados de acesso para a movimentação online. O cartão da conta será encaminhado pelo correio no seu endereço residencial e o tempo de entrega é, no máximo, de sete dias, a contar da abertura da conta.

Foto: Pixabay
Apesar dos cheques estarem quase em desuso, caso você queira, é possível perfeitamente solicitar talonário de cheques que poderão ser retirados nas caixas automáticas de auto-atendimento, ou como os brasileiros chamam, caixas-eletrônicas.
As regras para estudantes universitários são um pouco diferentes, eles podem abrir conta bancária na Caixa Geral de Depósitos, que é um banco público e apresenta algumas vantagens para quem é estudante e está a abrir a conta pela primeira vez. Se quiser saber mais a esse respeito leia esse nosso artigo. Abertura de Conta Corrente par estudantes brasileiros em Portugal.
Quanto aos serviços online cada banco oferece inúmeros serviços. Apenas para citar, segue o nome de algumas instituições bancárias em Portugal entre públicas e privadas: Montepio, Caixa Geral de Depósito, Santander Totta, BCP Millennium, Bilbao Vizcaya Portugal, CTT, etc.
Enfim, como você pode perceber para abertura de conta corrente básica em Portugal não há muita burocracia, mas como dito no início do artigo as exigências variam de banco para banco, esse artigo contempla apenas as situações mais genéricas.
Comentários